4ª Jornada de Prospectiva em Defesa debate o futuro da Defesa nacional

4ª Jornada Prospectiva em Defesa debate o futuro da Defesa nacional

Não fique refém dos algoritmo, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) promove, de 2 a 4 de abril, a 4ª Jornada Prospectiva em Defesa, um evento de relevância para especialistas, pesquisadores e profissionais da área de Defesa. O encontro, que será realizado tanto de forma online quanto presencial, abordará propostas de pesquisas e discussões sobre com potencial impacto nas estratégias de Defesa e outras aplicações duais no contexto atual e futuro.

A palestra de abertura será proferida pelo Prof. Dr. Vinicius Mariano, do King’s College London, com o tema “IA e seus impactos no pensamento de defesa”. O professor abordará as implicações da inteligência artificial (IA) para as estratégias de defesa e segurança em nível internacional. A palestra trará questões aprofundadas sobre como a IA está moldando o futuro da defesa, com foco nas oportunidades e desafios que ela apresenta.

Com uma programação diversificada, a 4ª Jornada Prospectiva em Defesa busca estimular a construção de redes de colaboração, fomentando a produção científica e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios estratégicos do futuro com reflexos fora do ambiente militar.

O primeiro dia do evento incluirá apresentações online das agendas de pesquisa 2025 das Lideranças de Pesquisa (LP) do grupo Cenários de Defesa do LSC que abordam temas tão diversos como guerra cognitiva, arranjos metodológicos, IoT e Tendências de Impacto Marítimo-Navais. O segundo dia será realizado presencialmente no Auditório CJG, iniciando com discussões e apresentações sobre  as práticas e métodos de sementes de futuros para Defesa, Economia do Mar, Planejamento Governamental etc. Na tarde desse 2º dia, haverá o lançamento de 3 livros no painel “Poder Marítimo, Ordem Multipolar e Sementes de Futuro” No terceiro e último dia, haverá oficinas e mesas-redondas online, focadas em temas como o uso de IA na pesquisa de sementes de futuro de Defesa e os desafios estratégicos da Amazônia Azul®.

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 30 de março pelo link 4ª Jornada de Prospectiva em Defesa.

Um legado de reflexão e diálogo

Ao longo dos últimos anos, as Jornadas de Prospectiva em Defesa se consolidaram como um espaço de reflexão e diálogo sobre os desafios e avanços no campo da Defesa. Desde 2019, com três edições realizadas bienalmente, a jornada busca antecipar tendências, discutir temas estratégicos e promover o intercâmbio de conhecimento entre especialistas, autoridades e interessados.

A cada edição, são exploradas tendências futuras, oferecendo uma visão ampla sobre questões de segurança nacional, inovações tecnológicas e contextos geopolíticos. Os temas abordados são desenhados para subsidiar os decisores e formuladores de políticas públicas de defesa e congêneres e para apontar, com exemplos em curso, potenciais ampliações de colaboração entre os setores público e privado até o nível estratégico do Brasil.

Serviço

Dia 2/4 – Videoconferência

  • 13h30 – 15h: Palestra de Abertura – Prof. Dr. Vinicius Mariano – King’s College London
  • 15h0 – 19h30: Apresentações das Agendas de Pesquisa 2025

Dia 3/4 – Presencial
Local: Escola de Guerra Naval – Auditório do Centro de Jogos de Guerra – Av. Pasteur, 480 – Urca, Rio de Janeiro – RJ

  • Manhã (8h30 – 12h): Sementes de Futuros, Defesa e Aplicações Duais
  • Tarde (13h30 – 16h30): Lançamento dos livros do Procad Defesa Prospectiva
    • Desafios Futuros do Poder Marítimo do Brasil
    • Sementes de Futuro da Geopolítica Brasileira
    • Brasil e sua Inserção Futura na Ordem Multipolar
    • Painel “Poder Marítimo, Ordem Multipolar e Sementes de Futuro”

Dia 5/4 – Videoconferência | Oficinas

  • Manhã (8h – 12h): IA e a pesquisa de sementes de futuro de Defesa
  • Tarde (14h – 16h): Amazônia Azul®: Desafios e Perspectivas

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui