Militares em trilha na região do Morro da Marinha

O 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas (3°BtlOpRib), organização militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), promoveu, de 31 de maio a 4 de junho, adestramento de abertura de brechas, reconhecimento e vigilância aos seus militares da Arma de Engenharia e do Destacamento de Reconhecimento e Vigilância (DstReconVig), na região do Morro da Marinha, em Forte Coimbra (MS).

Pela primeira vez, todos os Engenheiros de Combate de uma Unidade regional do Corpo de Fuzileiros Navais reuniram-se para, compondo um Grupo de Pioneiros, realizar adestramento em tarefas típicas da Engenharia de Combate, propiciando a mobilidade necessária às tropas pantaneiras e atualização de conhecimentos.

O propósito do adestramento foi possibilitar a visita do Comandante do 6° Distrito Naval e militares da Base Fluvial de Ladário (BFLa) aos históricos canhões pertencentes ao Cruzador Barroso, datados de 1897 e que foram instalados na região no início do século XX.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O DstReconVig realizou, também, georreferenciamento de toda a provável estrada que foi utilizada para levar os canhões até o local onde hoje se encontram.

wdwg4t5ertgqryt
Canhões que pertenceram ao Cruzador Barroso

A ação contou com o apoio logístico do Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, por meio da Lancha Balizadora de Águas Interiores, e do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste, com a utilização do helicóptero esquilo para reconhecimento aéreo da região.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).