Adestramento contou com a participação de membros do Exército e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização

O 3° Batalhão de Operações Ribeirinhas (3ºBtlOpRib), organização militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), encerrou, no dia 25 de agosto, o II Adestramento de Tiro Tático e de Combate em Ambientes Confinados, nas dependências da Área de Adestramento do Rabicho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O adestramento contou com a participação de membros do Exército e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF), entre agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, militares da Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental e policiais civis de Mato Grosso do Sul.

Com a capacitação, os militares estão habilitados para o combate em áreas urbanas e ambientes confinados e ações interagências junto aos OSPF e demais Forças.

O adestramento foi ministrado pelo membro da tripulação da Companhia de Polícia do Batalhão Naval, Segundo-Sargento Henrique dias da Costa, que possui qualificação técnica na área, incluindo cursos relacionados ao tema junto à SWAT, nos Estados Unidos e em Israel.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).