Em 19 de janeiro, o 38º Batalhão de Infantaria, também conhecido como Batalhão General Tibúrcio, localizado em Vila Velha, Espírito Santo, realizou a importante cerimônia de Passagem de Comando. O evento marcou a transição do comando da Unidade do Coronel Rodrigo Penalva de Oliveira para o Tenente Coronel Thiago Garcia Pereira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Ilustres e Reconhecimento Militar

Snapinsta.app 420656303 1814963868968967 6561947671541937215 n 1024

Presidida pelo General de Divisão Eduardo Tavares Martins, Comandante da 1ª Divisão de Exército e da Guarnição da Vila Militar, a cerimônia contou com a presença de várias autoridades, incluindo o Vice-Governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, o Senador Marcos do Val, os Prefeitos de Vitória e Vila Velha, Lorenzo Pazolini e Arnaldo Borgo Filho, respectivamente, o Secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Coronel Ramalho, e outros oficiais de alta patente do Exército Brasileiro.

Guardião da Unidade Nacional no Espírito Santo

Snapinsta.app 420517589 346601118188961 2008265479829485674 n 1024

O 38º Batalhão de Infantaria, a única Organização Militar do Exército Brasileiro no Espírito Santo, desempenha um papel crucial como guardião da unidade nacional naquele Estado. A origem do batalhão remonta à criação do 1° / 2° Batalhão de Caçadores em 1851, em Salvador, Bahia. Após várias mudanças de denominação e uma atuação notável na Guerra da Tríplice Aliança, o batalhão estabeleceu-se em terras capixabas em 1917.

Homenagem ao General Antônio Tibúrcio Ferreira de Sousa

Em 2021, o Departamento de Educação e Cultura do Exército reconheceu o legado histórico do batalhão ao alterar sua denominação para “Batalhão General Tibúrcio”, homenageando o General Antônio Tibúrcio Ferreira de Sousa, um de seus mais ilustres comandantes.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).