Militares do EsqdHU-2 e do BtOpEspFuzNav antes do exercício de Thetered Duck

O 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2), em conjunto com militares do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav), realizou a primeira infiltração de Operações Especiais por Tethered Duck assistida por Óculos de Visão Noturna (OVN), na noite de 5 de maio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O voo simulou uma situação de infiltração de elementos de operações especiais no mar, durante o período noturno, utilizando a técnica de Tethered Duck, na qual uma equipe desembarca a partir de um helicóptero, realizando o lançamento de um bote e todo o equipamento necessário ao cumprimento de uma missão de combate.

A Capacidade Operativa de realizar voo de Tethered Duck empregando OVN é inédita para a Marinha do Brasil, demonstrando o progresso do aprimoramento da Aviação Naval e das Equipes de Operações Especiais. O adestramento teve como propósito aprimorar a capacidade operacional das unidades envolvidas, habilitando pilotos e tripulantes da Unidade Aérea, além de membros da equipe de operações especiais a realizarem este método de infiltração no período noturno.

fsrgdtfuvjyhdruhbytgv
Lançamento noturno de bote na água a
partir do helicóptero UH-15 do EsqdHU-2

Para o sucesso da operação, foi realizado um planejamento detalhado, com ensaio diurno, visando ao cumprimento da missão com segurança e empregando as capacidades oferecidas pela aeronave UH-15 e pelo OVN.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).