Na segunda-feira, 29 de maio, o Centro de Convenções & Hotéis Windsor, na Barra da Tijuca – RJ, se tornou o ponto de encontro de autoridades marítimas, especialistas em Auxílios à Navegação Marítima e representantes da indústria. Com a abertura oficial da 20ª Conferência Internacional da IALA (International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities), esses especialistas terão uma semana para compartilhar ideias, experiências e os mais recentes avanços tecnológicos no campo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Exposições e Eventos Técnicos Complementam a Agenda

Além dos eventos de caráter técnico, onde os participantes poderão apresentar e debater os últimos avanços em Auxílios à Navegação Marítima, uma exposição industrial com 38 empresas de 15 países diferentes proporcionará uma plataforma para a troca de conhecimentos e ideias. Os visitantes poderão aproveitar uma visita virtual ao Farol da Ilha Rasa, que promete ser uma experiência envolvente com imagens em 360°, realidade virtual em 3D e um simulador de passadiço.

Inclusão e Homenagens nos Destaques do Evento

A conferência também demonstra seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade, permitindo aos visitantes explorar uma maquete tátil da Ilha Rasa. Além disso, haverá uma exposição fotográfica dedicada a Augustin-Jean Fresnel, homenageando as lentes que ele idealizou e que há 200 anos contribuem para evitar acidentes e perda de vidas no mar.

Um Marco para a Segurança da Navegação na América Latina

O Contra-Almirante André Macedo, Diretor de Hidrografia e Navegação, expressou seu entusiasmo pelo evento. “Estamos felizes e honrados por estar sediando este que é o maior evento relacionado à segurança da navegação já realizado na América Latina. É uma grande oportunidade de chamar a atenção de toda a sociedade para a importância desse assunto, contribuindo para a ampliação da mentalidade marítima e da conscientização acerca da importância dos Auxílios à Navegação”, afirmou.

A IALA é uma associação técnica internacional sem fins lucrativos, com sede em Saint Germain en Laye, França. Fundada em 1957, ela oferece a seus membros a oportunidade de compartilhar experiências e avanços tecnológicos no campo dos Auxílios à Navegação Marítima, além de desenvolver padrões por meio da cooperação internacional em seus Comitês Técnicos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).