No dia 23 de dezembro, o 2° Regimento de Cavalaria Mecanizado (2º RC Mec), Regimento João Manoel, realizou a cerimônia de troca e benção da nova “Cruz Grande”, conduzida pelo pároco de São Borja, Padre Walter. A nova cruz foi construída pelos militares do Pelotão de Serviços Gerais do Regimento, para fazer parte das comemorações da semana de Natal.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O sítio histórico da Praça da Cruz Grande marca o local onde ocorreu, em 10 de junho de 1865, a Batalha de Resistência de São Borja, entre o 1º Corpo de Voluntários da Pátria, comandados pelo então Coronel João Manoel Menna Barreto (Patrono do 2º RC Mec) e as tropas do paraguaio Francisco Solano López, comandadas pelo Tenente-Coronel Antônio de La Cruz Estigarríbia.

A primeira Cruz Grande foi colocada no local atual pelos oficiais do então 6º Regimento de Cavalaria Ligeira (1ª Denominação do 2º RC Mec) no ano de 1900, em homenagem aos aludidos heróis da Batalha de Resistência.

A cruz que foi retirada será instalada no “Capão dos Voluntários”, local onde o 1º Corpo de Voluntários da Pátria estava acampado e de onde partiu em defesa da então Vila de São Borja.

article 2

Fonte: Exército Brasileiro

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).