Fuzileiros Navais do 2ºBtlOpRib e agentes da SEMAS apreenderam equipamentos em garimpo ilegal

Durante patrulha na Vila Canopus, interior do Pará, no dia 21 de agosto, o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav), composto por 82 militares do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib), localizou um garimpo ilegal, que foi abandonado momentos antes da chegada dos militares e agentes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No local, foram encontrados diversos pertences dos ocupantes, como rádios comunicadores móveis, baterias veiculares, carregador de bateria, máquina de solda, bomba de abastecimento veicular, entre outros. Os agentes da SEMAS destruíram dois motores de maraca, uma retroescavadeira, um gerador elétrico e todas as lonas encontradas.

O GptOpFuzNav iniciou, no dia 13 de agosto, patrulhamentos motorizados e a pé, na região de São Félix do Xingu (PA) até Vila Canopus (PA). A Operação “Samaúma” tem como objetivo realizar atividades de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), atuando na prevenção e na repressão a crimes ambientais, em terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas de propriedade ou sob posse da União.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).