Nos dias 11 e 12 de agosto, ocorreu o 1º Workshop do Paradesporto Militar, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Rio de Janeiro. A iniciativa do Departamento de Desporto Militar (DDM), do Ministério da Defesa (MD), teve como objetivo discutir temas sobre o futuro do Paradesporto Militar Brasileiro, além de estreitar a relação entre as Comissões de Desportos e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

836ab4e4-c6c2-48be-ae7c-7009aa9ab6c8.jpg

O evento contou com a participação do Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD/MD), Tenente-Brigadeiro do Ar da Reserva Jeferson Domingues de Freitas; do Diretor do DDM, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto; do presidente da Comissão de Desportos da Marinha, Contra-Almirante (FN) Elson Luiz de Oliveira Góis; do Presidente da Comissão de Desportos do Exército, General de Brigada Ernesto de Lima Gil; do Chefe de Gabinete da SEPESD, Brigadeiro do Ar Fernando Almeida Riomar; do Coordenador do Programa Militar Paralímpico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Luis Fernando Sper Cavalli; e de integrantes da Comissão Desportiva Militar do Brasil.

0b5911aa-849e-4acd-a637-46fb2dfd7648.jpg

O desenvolvimento do Paradesporto Militar é um dos principais objetivos do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), tendo como visão de futuro fortalecer e promover ações voltadas para o esporte adaptado e, ainda, oferecer melhores e merecidas possibilidades de competições esportivas para militares com deficiência física.

Com informações do Desporto Militar
Fotos: Comissão de Desportos da Marinha

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).