No dia 31 de março, a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna participou do 1º Simpósio Catarinense de Direito Marítimo e Portuário, realizado em Imbituba, cidade portuária no litoral sul de Santa Catarina. O evento pioneiro foi promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Santa Catarina, por meio da Comissão de Direito Portuário e Marítimo, e contou com seis palestras sobre temas relevantes na área.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Simpósio aconteceu no auditório do SCPAR Porto de Imbituba e reuniu advogados, acadêmicos de Direito, autoridades marítimas e portuárias para debater e trocar experiências. Entre os participantes estavam o Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Sr. Gilberto Gomes de Oliveira, o Delegado da Capitania dos Portos em Laguna, Capitão de Corveta (T) Enéas Costa Cruz, e representantes da OAB local e nacional.

O evento proporcionou um espaço para a discussão de questões relevantes e aprofundamento no conhecimento das leis e regulamentações marítimas e portuárias, fortalecendo o diálogo e a colaboração entre os diferentes atores envolvidos no setor.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).