Atividade ocorreu na sede do 1ºBtlOpRib, com palestras e atividades práticas

No período de 21 a 24 de junho, o 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1º BtlOpRib) promoveu o 1º Workshop de Cinotecnia Militar. Participaram da ação instituições civis e militares de Manaus (AM) que realizam atividades com cães.

O evento teve como propósito promover o intercâmbio de conhecimentos na área de cinotecnia militar, além de estreitar os laços entre as instituições públicas e privadas que possuem canil e desempenhem atividades com cães de guarda e proteção, faro e busca e salvamento. Este foi o primeiro evento do segmento realizado na cidade de Manaus.

Entre as instituições participantes destacam-se: o 7° Batalhão de Polícia do Exército e 3ª Companhia de Forças Especiais, do Exército; o Grupo de Segurança e Defesa, da Força Aérea; a Companhia Independente de Policiamento com Cães, da Polícia Militar do Amazonas; o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas; Polícia Civil; Receita Federal; Canil Guarda e Proteção; Grupo Suçuarana; e a empresa Royal Canin, que apresentou informações sobre nutrição de cães que exercem atividades policiais.

blank
Cão “Kurô”, da raça Rottweiler, conquistou primeira colocação no torneio

O workshop foi transmitido, por meio de videoconferência, para todas as organizações militares da Marinha que possuem canil. Além das palestras, ocorreu um torneio com os cães das instituições participantes, que teve como primeiro colocado o cão “Kurô”, da raça Rottweiler, do 1º BtlOpRib.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui