Na segunda-feira, dia 8 de novembro, foi realizado, no Campo de Parada General Zenóbio da Costa, o aprestamento das tropas da 1ª Divisão de Exército (1ª DE), Divisão Mascarenhas de Moraes, envolvendo o Grupamento de Unidades Escola/ 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/ 9ª Bda Inf Mtz) e parte da Artilharia Divisionária da 1ª DE (AD/1), que participarão do exercício de adestramento avançado – Operação Membeca 2021.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da 1ª Divisão de Exército e Guarnição da Vila Militar, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, e contou com a presença dos comandantes da 1ª Região Militar, General de Divisão, Luiz Fernando Estorilho Baganha, da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel e do GUEs/ 9ª Bda Inf Mtz, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabêlo.

Durante o aprestamento, o comandante da 1ª DE ressaltou em suas palavras a oportunidade ímpar da realizar um exercício de adestramento da magnitude da Operação Membeca e, como tal fato demonstra a prioridade que o Comando de Operações Terrestres atribui a esse grande  Comando operacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Operação Membeca, será realizada nos municípios fluminenses de Paracambi, Volta Redonda, Quatis e Resende, além da cidade de Juiz de Fora (MG). Ao todo estarão empregados 4.750 homens e mulheres e serão utilizadas mais de 700 viaturas durante as 12 jornadas de exercício em sua fase de execução, que se estenderá até o dia 20 de novembro.

Fonte: 1ª DE

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).