Belém (PA) – Na manhã desta terça-feira, dia 17 de janeiro, foi realizado ato solene no Parque Cemitério Soledade, alusivo aos 154 anos de falecimento do General Hilário Maximiano Antunes Gurjão.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Este ilustre militar destacou-se na Guerra do Paraguai e foi o  primeiro paraense a chegar ao posto de General. Durante a Guerra do Paraguai, na batalha de Itororó, foi destaque com sua coragem, seu patriotismo e imenso espírito de corpo  além  de inspirar  as tropas em direção  a vitória  com o brado: “Vejam como morre um general brasileiro!” ocasião  onde  foi ferido e não resistiu, vindo a falecer em 17 de janeiro de 1869.

Na Portaria nº 286, de 29 de MAR 2016, foi concedida à Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Norte seu nome como denominação histórica. General Gurjão é símbolo de determinação, espírito de corpo e organização militar, inspirando as gerações de militares em todos os dias de caserna.

Captura de Tela 2023 01 23 as 10.23.53

O Mausoléu do Gen Gurjão, no Parque Cemitério Soledade, pode ser visitado de quinta a domingo, das 9h às 17h.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).