Na manhã do dia 14 de novembro, o Rio de Janeiro foi palco de uma formatura especial que marcou os 134 anos da Proclamação da República do Brasil. O evento, realizado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), aconteceu no Campo de Santana, local emblemático onde, em 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presença de Autoridades e Homenagens

WhatsApp Image 2023 11 16 at 17.19.40
Imagem: DECEx

Presidida pelo General de Exército Richard Fernandez Nunes, Chefe do DECEx, a cerimônia contou com a presença de Oficiais Generais do DECEx, do Comando Militar do Leste, do Departamento de Ciência e Tecnologia, além de autoridades civis e militares. O evento foi marcado por momentos de profundo respeito e reverência à história brasileira, incluindo a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música do 1º Batalhão de Guardas, leitura alusiva à data, colocação de uma corbélia de flores no Busto do Marechal Deodoro da Fonseca e um desfile militar.

O Significado do Local e a Fala do General

WhatsApp Image 2023 11 16 at 17.19.40 1
Imagem: DECEx

Durante seu discurso, o General Richard destacou a singularidade do Campo de Santana, ressaltando a importância histórica do local: “Estamos no exato local onde foi proclamada a República há 134 anos”. Suas palavras reforçaram a conexão entre o passado e o presente, lembrando a todos os presentes da importância de conhecer e valorizar a história do país.

Educação e Memória Nacional

f89e7749 7058 4562 aa7e 775d8ad393c6
Imagem: DECEx

Após a formatura, uma iniciativa significativa marcou o dia: o Gen Ex Richard acompanhou estudantes da rede pública em uma visita à Casa Histórica de Deodoro. Esta ação educativa proporcionou aos alunos uma imersão na História Nacional, reforçando os laços de preservação da memória nacional e incentivando as novas gerações a valorizarem os momentos que moldaram o Brasil.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).