No dia 31 de março, uma comissão de militares do 12° Batalhão de Suprimento (12º B Sup) conduziu, na 2ª Companhia de Suprimento, uma operação conjunta com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas para a pré-destruição de 645 armas de fogo, 6.130 munições, além de acessórios e artefatos de uso proibido recolhidos pela Justiça e por órgãos de segurança pública, provenientes de processos já transitados em julgado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A operação deriva do acordo de cooperação técnica firmado entre o Conselho Nacional de Justiça e o Exército Brasileiro, que tem por objetivo intensificar a entrega e a destruição de armamentos e munições apreendidos que estejam sob a guarda do Poder Judiciário e que sejam mais de interesse da persecução penal.

O armamento, após passar por rigoroso protocolo para recebimento e minuciosa conferência, foi submetido ao processo chamado de pré-destruição, que consiste na inutilização da arma de fogo para realização imediata de tiro, feito pelo método de prensagem. Na próxima fase, as armas inutilizadas serão encaminhadas para destruição por derretimento em fornos de indústrias siderúrgicas.

Todo o trâmite foi realizado sob supervisão e coordenação do Chefe da Seção de Fiscalização de Produtos Controlados da 12ª Região Militar e sua equipe, acompanhado pelo Comandante e por militares do 12º B Sup, bem como por equipes dos órgãos de segurança pública e do Tribunal de Justiça.

Fonte: 12º B Sup

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).