Na terça-feira, 16, o auditório Marechal Castello Branco, localizado no Quartel-General do Exército (QGEx), em Brasília, recebeu a abertura da 12ª Reunião de Adjuntos de Comando do Alto Comando do Exército (RACACE). O evento, que se voltou à discussão dos rumos da carreira dos sargentos, reuniu adjuntos de comando de diversos órgãos do Alto Comando do Exército e dos Comandos Militares de Área. A programação da RACACE se estenderá até a próxima quinta-feira, 18.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A abertura foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos. Na ocasião, o General Amaro fez uma apresentação da estrutura e das atribuições do Estado-Maior do Exército e exaltou os esforços do Alto Comando em prestigiar a carreira dos sargentos da Força.

“O Alto Comando tem procurado não apenas enaltecer, mas melhorar as condições de trabalho e a assunção de novas e maiores responsabilidades dos sargentos da nossa Força. Da mesma forma, temos a decisão de criarmos uma nova escola de sargentos do Exército. Será um passo muito importante.”

Na ocasião, o adjunto de comando do Comandante do Exército Brasileiro, Segundo-Tenente Edi Carlos, ressaltou a importância da valorização do sargento, um dos principais temas da reunião. “Entendemos que atribuir responsabilidades ao sargento é fortalecer a própria instituição com base sólida e eficaz. E nesse contexto, todos os adjuntos de comando estão inseridos, fortalecendo sempre a cadeia de comando, a autoridade dos comandantes, a hierarquia, a disciplina e a coesão institucional, que nos é muito cara.”

O Tenente Edi Carlos também ressaltou a importância da implantação da nova escola de sargentos, um projeto do Exército Brasileiro recentemente designado para se localizar no estado de Pernambuco. “Quanto melhor a formação do nosso graduado, e mais atrativo o plano de carreira, teremos melhores e mais motivados sargentos profissionais, para que nosso Exército cumpra a sua missão.”

Também participaram da abertura da RACACE o Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Freire Gomes; o Comandante Logístico, General de Exército Theophilo; e, por videoconferência, o Comandante Militar do Sul, General de Exército Stumpf; o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Soares; o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Novaes; e o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, General de Brigada O’ de Almeida.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).