Resende (RJ) – No dia 5 de outubro, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou a formatura alusiva ao aniversário da Banda de Música do Batalhão de Comando e Serviços da Academia Militar das Agulhas Negras (BCSv/AMAN) –  Batalhão Agulhas Negras (BAN), que completou 109 anos de existência. A solenidade ocorreu no Pátio Duque de Caxias (PDC) sendo presidida pelo Comandante da AMAN, General de Brigada João Felipe Dias Alves, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Banda de Música e parabenizou os seus integrantes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No dia 6 de outubro, o BAN realizou um almoço em comemoração ao aniversário da Banda de Música. O evento ocorreu no Clube dos Subtenentes e Sargentos Agulhas Negras e contou com a presença do Subcomandante da AMAN, Coronel Paulo Sérgio Maturana Lopes, do Comandante do Batalhão Agulhas Negras, Coronel Arthur Luiz Palmeira Leite, dos oficiais do Estado-Maior do Batalhão, dos integrantes da Banda de Música e familiares. Em 7 de outubro, foi servido um café da manhã de confraternização no refeitório da organização militar, em homenagem à centenária banda.

O Batalhão Agulhas Negras parabeniza os integrantes da Banda de Música, por compartilharem com toda a cidade acadêmica a combinação do ritmo, harmonia e melodia de maneira agradável aos ouvidos, sentido maior da música que, além de expressar sentimentos a nós militares, desperta valores e fortalece nossa coesão.

Histórico

A Banda de Música do BCSv/AMAN tem sua origem na Escola Militar do Realengo no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, com sua data de criação no dia 6 de outubro de 1913. Em 1944, juntamente com a Escola Militar do Realengo, foi transferida para a localidade de Resende, aos pés do majestoso maciço que hoje lhe empresta o nome à Academia Militar das Agulhas Negras. A Banda de Música tem um papel fundamental, auxiliando com garbo o Corpo de Cadetes, conjugando a vibração e a marcialidade militar.

A Banda de Música está presente na vida dos Cadetes de Caxias em todas as suas atividades, da alvorada ao silêncio, na parada diária, formaturas, refeições, recepção de autoridades e nas duas mais importantes celebrações na vida dos Cadetes: a Cerimônia de Entrega de Espadins e a Declaração do Aspirantado.

Fonte: AMAN e Batalhão de Comando e Serviços da Academia Militar das Agulhas Negras

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).