Na manhã desta sexta-feira (19), o 1° Batalhão de Infantaria de Selva (1° BIS) realizou a cerimônia de formatura do Estágio de Adaptação à Selva. Nesta ocasião, 66 militares do Comando Militar da Amazônia (CMA), 39 alunos do Núcleo Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do 1° BIS (Amv), e 2 integrantes do Ministério Público do Estado do Amazonas concluíram a etapa de treinamento.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Aprendizado e Prática na Selva

Snapinsta.app 348291586 774783447623511 6362386236613356228 n 1080

Durante o estágio, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e praticar técnicas para a sobrevivência na Selva. Essas habilidades são essenciais para quem opera nesse ambiente desafiador, sendo este treinamento uma parte crucial na preparação dos militares e de outros profissionais que atuam na região amazônica.

Cerimônia de Encerramento

Snapinsta.app 347845408 638638037696426 8704530546175214656 n 1080

O Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, presidiu a cerimônia de encerramento do EASl. O evento contou também com a presença dos familiares dos formandos e dos comandantes dos participantes do estágio. Essa ocasião marcante representa a conclusão de uma importante fase de adaptação e preparação para os desafios que a selva amazônica pode apresentar.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).