Marinha do Brasil intercepta pesca ilegal de lagostas na costa do Amapá

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Marinha do Brasil realizou uma importante ação contra a pesca ilegal na costa do Amapá. No dia 10 de maio, uma embarcação que praticava pesca ilegal de lagostas foi interceptada a 270 milhas náuticas (500 quilômetros) de Macapá (AP). A operação resultou na apreensão de cerca de uma tonelada de lagostas da espécie vermelha, 3 mil metros de redes e 25 pares de boias de pesca. O Navio-Patrulha (NPa) “Guarujá” conduziu a embarcação até o cais da Capitania dos Portos do Amapá, em Santana (AP), após dois dias de deslocamento.

Violações e Apreensões 

blank
A carga apreendida foi destinada ao Projeto Mesa Brasil Sesc

A embarcação pesqueira, registrada no porto de Camocim, no Ceará, foi surpreendida utilizando equipamentos de pesca não permitidos. Agravando a situação, nenhum dos sete tripulantes possuía habilitação para conduzir o barco. A carga apreendida foi doada ao Projeto Mesa Brasil Sesc, uma iniciativa que contribui para a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Operação PatNav Norte 

blank
Militares do NPa “Guarujá” durante abordagem

O NPa “Guarujá” participa da operação “PatNav Norte”, realizada nos litorais do Pará e Amapá, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O objetivo dessa operação é fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos nas águas jurisdicionais brasileiras, garantindo a segurança do tráfego aquaviário e a preservação do meio ambiente.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas