Marinha do Brasil impulsiona avanços tecnológicos na 5ª Conferência de CTI

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Após 14 anos, a Marinha do Brasil, representada pela Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), teve uma participação ativa na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI). Realizado em Brasília, o evento é um marco para fortalecer parcerias e impulsionar atividades científicas e tecnológicas no país.

Participação da Marinha na 5ª CNCTI

A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) desempenhou um papel significativo na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), ocorrida entre 30 de julho e 1º de agosto no espaço Brasil 21, em Brasília. O evento, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), visou construir a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser implementada até 2034. Durante a conferência, a Marinha do Brasil participou ativamente em diversos painéis e discussões, destacando a importância da cooperação científica e tecnológica para o desenvolvimento do país.

Discursos e Destaques

blank
Presidente disse que será incansável na execução das ações planejadas – Imagem: Ricardo Stuckert / PR

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, abriu a conferência com um discurso inspirador, enfatizando o papel crucial da ciência no progresso nacional. “Hoje é um dia histórico para o Brasil. Um dia marcante para a sociedade. O Brasil precisa aprender a voar sozinho”, afirmou Lula, referindo-se ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, apresentado durante o evento. A Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também destacou a importância da conferência e os esforços contínuos para valorizar os cientistas brasileiros. “Os pesquisadores são pessoas que dedicam suas vidas a desvendar os mistérios do mundo, criam novas maneiras de enfrentar problemas e utilizam a ciência para melhorar a vida das pessoas”, disse a Ministra.

Painéis e Temáticas Específicas

blank
Assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação da DGDNTM durante apresentação – Imagem: 3SG-ET Coronha

A participação da Marinha foi especialmente notável no “Eixo III – Defesa e Segurança: ameaças e oportunidades, cerceamento tecnológico, tecnologias críticas e alianças estratégicas para pesquisa e inovação”. O painel foi coordenado pelo Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa (MD), Major-Brigadeiro Luciano Valentim Rechiuti, e contou com a presença de especialistas do MD, FINEP, Comando de Defesa Cibernética do Exército, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da Força Aérea Brasileira e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. O Vice-Almirante Alfredo Martins Muradas, Assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação da DGDNTM, destacou a importância da inovação e da cooperação no setor de defesa, reforçando o compromisso da Marinha com o avanço tecnológico e as alianças estratégicas.

Avanços e Parcerias Tecnológicas

blank
O Coordenador do Comitê de Ciência, Tecnologia e Inovação da AMAZUL abordou a autossuficiência e exportação de combustível nuclear – Imagem: 3SG-ET Coronha

A conferência ressaltou a cooperação entre as Forças Armadas e o setor civil como fundamental para superar desafios e explorar novas oportunidades. O Coordenador do Comitê de Ciência, Tecnologia e Inovação da AMAZUL, Capitão de Mar e Guerra Leonam dos Santos Guimarães, abordou a autossuficiência e a exportação de combustível nuclear, destacando projetos como Angra 3 e o Reator Multipropósito Brasileiro. A AMAZUL, juntamente com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares e outras entidades, enfatizou a retomada da energia nuclear como uma solução para a segurança energética e a redução do aquecimento global. A 5ª CNCTI também trouxe inovações como conferências livres, permitindo a participação ativa de cidadãos e instituições, fortalecendo o compromisso da Marinha com a ciência, tecnologia e inovação.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas