Visita dos Guardas-Marinha ao Centro Internacional de Investigação e Análise Contra o Narcotráfico Marítimo

O Navio-Escola (NE) “Brasil” atracou, em 18 dezembro, no Porto de Cartagena, cumprindo o roteiro da XXXV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM). O Adido Naval na Colômbia, Capitão de Mar e Guerra André Gustavo, o Comandante do Buque Escuela Gloria, Capitán de Navío Orobio, e a banda de guerra colombiana estavam presentes ao cais, a fim de receber o Navio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No porto, os Guardas-Marinha visitaram, no dia 20 de dezembro, o Museu Naval, onde conheceram antigas embarcações colombianas, o Centro Internacional de Investigação e Análise Contra o Narcotráfico Marítimo, no qual foi apresentada uma palestra sobre os serviços prestados pela agência.

No mesmo dia, foram recebidos, a bordo do NE “Brasil”, as seguintes autoridades para um almoço protocolar: o Embaixador do Brasil na Colômbia, Luis Antonio; o Comandante da Força Naval do Caribe, Vicealmirante Rozo; o Cônsul Honorário, Martínez; o Adido Naval do Chile na Colômbia, Capitán de Navío Peters; o Comandante do Buque Escuela Gloria (navio anfitrião); e o Adido Naval do Brasil, Capitão de Mar e Guerra André Gustavo Silveira Guimarães.

dwerdfutiyp0co58i7ruetygsf
Comandante do NE “Brasil” e o Comandante da Força Naval do Caribe

Os eventos realizados, bem como a estadia do Navio em Cartagena, reforçaram os laços diplomáticos entre nações amigas e a imagem da Marinha do Brasil junto ao governo colombiano.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).