As Estratégias Militares da Presença e da Dissuasão permeiam diversos documentos em todos os níveis de planejamento e são recorrentes, também, nos níveis de decisão na área da Defesa. As palavras presença e dissuasão constam 13 e 20 vezes, respectivamente, na Política Nacional de Defesa (PND) e na Estratégia Nacional de Defesa (END). Elas são encontradas no Cenário de Defesa, Cenário Militar de Defesa, manuais, Concepções Estratégicas do Exército e do Ministério da Defesa (MD), artigos, teses, dentre outros, e são constantemente objetos de seminários, workshops e discussões entre militares, acadêmicos e especialistas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Este ano a temática do XXIII Ciclo de Estudos Estratégicos (CEE), alinhado com a diretriz de integração escolar, busca fornecer subsídios conceituais para o Projeto Interdisciplinar do CPAEx de igual tema, que por sua vez busca responder as proposições estabelecidas pelo EME e entregue para estudo.

O XXIII CEE será um encontro com renomados palestrantes que possuem trabalhos específicos sobre o tema, entre eles militares, professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) e do Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro (CEEEx).

O Ciclo se desenvolverá nas tardes de 6 e 7 de abril, com apresentações de cerca de trinta minutos, encerrando com debates no último tempo. De forma didática, buscar-se-á enfatizar uma estratégia em cada dia.

Devido às restrições impostas pela COVID-19, tal como ocorreu ano passado, este ano o será realizado no formato de Webinar, pela plataforma ZOOM. O evento será obrigatório para o corpo discente; os militares do corpo permanente que não tiverem o link de acesso poderão assistir as conferências no ADC. Os participantes poderão interagir formulando seus questionamentos através do recurso disponível da plataforma ZOOM.

A inscrição será feita no site da ECEME – clique aqui para solicitar a sua inscrição

O evento não será transmitido pelas redes sociais.

Fonte: ECEME