Estão abertas as inscrições para a primeira fase do ciclo de webinários da campanha “Defesa: Unindo Forças em Prol da Integridade”. A palestra inicial do projeto contará com abordagens atuais e relevantes sobre os temas “A Ética e a Modernidade” e “A Ética e a Integridade como Prevenção a Riscos de Corrupção”. Em 27 de outubro, estarão à frente das explanações o Ex-Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército General de Exército R/1 Décio Luís Schons e o Ex-Corregedor-Geral da União Antonio Carlos Vasconcellos Nóbrega, respectivamente.

O ciclo de webinários promovido pelo Ministério da Defesa, sob coordenação da Assessoria Especial de Integridade, visa ampliar os debates relativos à ética, integridade, transparência públicas e ao combate à corrupção. Temas como “Lei de Proteção de Dados” e “Gestão de Riscos”, também, serão aprofundados nos próximos webinários.

Instalada em 14 de setembro de 2021, a criação da Assessoria Especial de Integridade, Unidade de Gestão da Integridade do Ministério da Defesa (UGI Defesa), está em conformidade com a política do Governo Federal no combate à corrupção. A nova Assessoria segue as diretrizes previstas no Decreto n° 10.756, de 27 de julho de 2021, que institui o Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal (Sipef).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

SERVIÇO
Projeto: “Defesa: Unindo Forças em Prol da Integridade” Palestras: “A Ética e a Modernidade” e “A Ética e a Integridade como Prevenção a Riscos de Corrupção”
Data: 27/10/2021
Horário: 14h às 16h
Inscrições (acessar): https://forms.office.com/r/8qwgSDjtzQ
Plataforma: Microsoft Teams

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).