Nos dias 16 e 17 de novembro, como parte das comemorações do Dia Nacional da Amazônia Azul, a Diretoria-Geral de Navegação (DGN) coordenou o Webinar: “Amazônia Azul na Década dos Oceanos: Desafios e Perspectivas”, em colaboração com a Diretoria de Portos e Costas, a Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar e o Instituto Ecológico Aqualung. O evento reuniu centenas de expectadores que puderam conhecer um pouco mais sobre as potencialidades do mar brasileiro segundo as vertentes da soberania, científica, ambiental e econômica.

Com abertura do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e encerramento do Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, o evento foi uma oportunidade de conhecer melhor o potencial marítimo brasileiro, por meio de riquezas tangíveis e intangíveis, não esquecendo as ameaças que podem se avizinhar e de como a Marinha está pronta para defender o “território azul”. Tendo como pano de fundo a Década dos Oceanos (instituída pela Organização das Nações Unidas como o período compreendido de 2021 a 2030), o evento mostrou a necessidade de todos os setores relacionados ao mar unirem-se para reverter o ciclo de declínio na saúde do oceano e criarem melhores condições para a concretização do desenvolvimento sustentável. A Década é um processo inclusivo, participativo e global, que respeita as realidades locais para a construção de um futuro sustentável.

Na oportunidade, militares, cientistas e acadêmicos classificaram como determinantes ações que busquem a valorização do oceano como via de crescimento para o País. Apoiando também as comemorações do Dia da Amazônia Azul, a Arquidiocese do Rio de Janeiro revestiu o Cristo Redentor, maior símbolo do País e uma das sete maravilhas do mundo moderno, com o azul da cor do mar. Mais do que nunca, a questão da importância da sedimentação da mentalidade marítima no imaginário da sociedade brasileira veio à tona, trazendo consigo a necessidade de divulgar a relevância do Poder Marítimo para o futuro do País.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).