Buenos Aires (Argentina) – Entre os dias 8 e 10 de agosto, ocorreu a visita a autoridades do governo argentino por parte do General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado, Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), que contou em sua comitiva com a presença do Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira, Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, do General de Brigada Antônio Carlos de Oliveira Freitas, Assessor Especial de Segurança da Informação, da senhora Marina Molon, Superintendente da Agência Brasileira de Informações no Rio Grande do Sul e demais integrantes.

A visita da comitiva do GSI/PR, órgão responsável pela assistência direta e imediata ao Presidente da República no assessoramento pessoal em assuntos militares e de segurança, iniciou com uma reunião com o Embaixador do Brasil na República Argentina, Reinaldo José de Almeida Salgado e uma equipe multidisciplinar que incluiu os Adidos de Defesa e Aeronáutica, Coronel Aviador Marcelo Filgueira de Sena; do Exército, Coronel Paulo Roberto do Bomfim e Araujo e da Marinha, Capitão de Mar e Guerra Leonardo Cavalcanti de Souza Lima.

No prosseguimento da agenda, tiveram lugar reuniões com representantes do Governo Argentino, Forças Policiais, entre outras autoridades locais, oportunidades nas quais o General Penteado e sua comitiva trataram da cooperação em segurança cibernética, cooperação no enfrentamento aos ilícitos transfronteiriços, monitoramento do tráfego marítimo e enfrentamento a ilícitos nessa área, além de conhecer procedimentos de controle e fiscalização de cargas/protocolo de proteção de infraestruturas críticas.

Fonte: Aditância do Exército na Argentina

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui