Nos dias 5 e 6 de julho, uma série de visitas institucionais foi realizada aos Projetos Estratégicos das Forças Armadas, com a participação de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB). Autoridades civis dos Ministérios da Defesa, do Planejamento e Orçamento, da Fazenda e da Casa Civil da Presidência da República também fizeram parte da comitiva que visitou a Embraer, a Aviação do Exército Brasileiro e o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Estreitamento de Laços e Ampliação de Conhecimentos

230705FIG1351Figueira scaled

O objetivo da visita foi estreitar laços, nivelar conhecimentos e conhecer algumas das iniciativas estratégicas de Defesa. Essas iniciativas não apenas impulsionam a realização dos objetivos da Política Nacional de Defesa, mas também trazem benefícios tecnológicos e econômicos para a sociedade brasileira. As atividades destacam o compromisso constante das Forças Armadas em desenvolver e aplicar inovações tecnológicas que elevam a capacidade de defesa do Brasil.

Destaque para o KC-390 Millennium e F-39 Gripen

Durante a visita, foi apresentado o Programa do KC-390 Millennium, uma aeronave da FAB, bem como a operacionalidade do F-39 Gripen. Este último, reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada, é utilizado por diferentes Forças Aéreas ao redor do mundo, atuando como vetor de soberania e proteção dessas nações.

Importância da Iniciativa para a Força Aérea Brasileira

230705FIG1321Figueira scaled

O Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), falou sobre a importância dessa iniciativa. Ele destacou que a aquisição de plataformas cada vez mais modernas é fundamental para projetar a Força Aérea Brasileira e a indústria nacional como referência em inovação tecnológica. Essa abordagem gera benefícios significativos para a economia brasileira, incluindo a criação de milhares de empregos.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).