No dia 6 de novembro, a Guarnição recebeu o Vice-Presidente da República, Antonio Hamilton Martins Mourão, acompanhado de  comitiva de parlamentares, ministros, e dos embaixadores da África do Sul, Canadá, Espanha, Peru, Colômbia, Suécia, Alemanha, União Européia, Reino Unido, França e Portugal além de outras autoridades civis e militares, para a realização de visita a São Gabriel da Cachoeira.

A Comitiva decolou com destino ao 5º Pelotão Especial de Fronteira (5º PEF), em Maturacá, próximo ao Pico da Neblina, onde participou de uma formatura de boas-vindas, com os militares integrantes do pelotão e indígenas da etnia Yanomami, sob chefia do Sr Estanislau, líder e professor de uma das comunidades indígenas de Maturacá. O Vice-Presidente recebeu, também, uma homenagem do Sr Antônio, cacique mais velho e seu amigo pessoal, que lhe entregou uma lembrança em nome das comunidades. Na ocasião o Comandante do 5º PEF, fez uma explanação sobre as peculiaridades, rotina e interação do pelotão com as comunidades indígenas.

A Comitiva retornou à sede em São Gabriel da Cachoeira e seguiu para o comando da 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl), onde participou de uma formatura, com a participação das organizações militares locais. Em seu discurso, o Vice-Presidente, que comandou a 2ª Bda Inf Sl, de maio de 2006 a abril de 2008, dirigiu-se à tropa com o tradicional brado de “Selva!” e abordou a importância das Forças Armadas na proteção e preservação da Amazônia brasileira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A última atividade foi uma visita às instalações da Casa de Saúde Indígena, instituição de saúde vinculada à Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, responsável pelo apoio, acolhimento e assistência aos indígenas do município, para a realização de ações complementares de atenção básica e de atenção especializada.

article 7 3 article 6 2 article 5 3 article 4 3 article 3 3 article 2 3
Fonte: 2ª Bda Inf Sl
Fotos: S Ten Muniz e 1º Sgt Hior
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).