No dia 18 de maio, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), recebeu a visita do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército André Luís Novaes Miranda, acompanhado do Diretor de Educação Superior Militar (DESMIL), General de Divisão Jorge Cardoso Martins. Na oportunidade, o Comandante da ECEME, General de Brigada Marcio de Souza Nunes Ribeiro, ministrou uma palestra ao Chefe do DECEx sobre as particularidades da Escola na atualidade e sua estrutura de ensino.

Em seguida, o General de Exército Novaes percorreu algumas instalações da ECEME e conversou com os professores do Instituto Meira Mattos (IMM) sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) e as atividades de pesquisa do Observatório Militar da Praia Vermelha (OMPV).

Finalizando a visita, o Chefe do DECEx conversou com os oficiais instrutores da Escola e os oficiais-alunos dos Cursos de Comando e Estado-Maior 1º ano, de oficiais das Nações Amigas e de oficiais médicos, destacando a importância da ECEME para o país ao longo da história, assim como a formação de seus discentes baseada no desenvolvimento das competências, dos valores e atitudes, complementando os conhecimentos adquiridos após a formação da AMAN e o curso da EsAO.

Durante todo o evento foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a pandemia da covid-19, como a higienização e medição de temperatura antes do embarque, o distanciamento entre as participantes e a utilização de máscaras. Tendo em vista as necessidades de restrições, o evento foi dividido em três etapas, sendo a próxima destinada às mães integrantes do corpo permanente da ECEME.

Fonte: ECEME
Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui