Viking 22 promove visitação para adidos e alunos de defesa

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Nessa segunda-feira (04), as instalações brasileiras do Exercício Viking 22 foram abertas para visitação de comitiva formada por, aproximadamente, 80 integrantes, entre alunos da Escola Superior de Defesa (ESD) e adidos de defesa estrangeiros acreditados no Brasil. Esta é a segunda semana de atividades do maior treinamento multifuncional voltado para operações de paz do mundo. O Viking 22 iniciou em 28 de março e prossegue até 07 de abril, sendo o sítio Brasil localizado no Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília (DF).

viking22_adidos_04_04_2022_destaque.jpg

O exercício, realizado por meio de plataforma virtual de treinamento, é articulado em cinco sítios remotos: Brasil, Bulgária, Finlândia, Qatar e Suécia. Durante a visita ao sítio Brasil, a comitiva observou a atuação dos integrantes – civis, militares e policiais – em atividades empregadas em missões de paz. Para o Adido de Defesa da Embaixada do Peru, General de Brigada Cesar Antonio Briolo Scamarone, a integração permite respostas rápidas e flexíveis. “Para mim, foi impressionante visitar as diferentes salas do exercício e ver a meticulosidade que existe para articular o treinamento, apresentar as diversas suposições para que, então, a sala do Estado-Maior possa disponibilizar seus conhecimentos, enxergar mais à frente e buscar a melhor resposta para a situação,” avaliou.

A representante do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO), juíza Euma Mendonça Tourinho, revelou sua percepção após visitar o Comando Militar do Planalto. “Eu fiquei positivamente surpresa. Apesar de estudar o assunto e ler a respeito, eu não imaginava a grandeza e a dimensão que tudo isso significa. É um trabalho magnífico. Eu estou muito orgulhosa do que vi, que é feito aqui, do que o Brasil propôs e que, inclusive, pode até ensinar outros países porque o Brasil tem um trabalho já avançado nessas missões,” comentou.

viking22_adidos_04_04_2022_geral.jpg

Viking 22

O Exercício Viking 22 é coordenado pelo Ministério da Defesa da Suécia em parceria com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Em território nacional, a atividade é coordenada pelo Ministério da Defesa, sob condução do Exército Brasileiro e por intermédio do Comando de Operações Terrestres (COTER). Assim como na edição anterior, em 2018, o Brasil representa a América Latina como sítio remoto pela segunda vez.

Em nível internacional, cerca de 1.750 pessoas participam do treinamento, alcançando mais de 40 países. No sítio Brasil, compõem o treinamento 276 integrantes. Os participantes se posicionarão diante de eventos e incidentes simulados que abordam temas multidisciplinares, tais como: Defesa Cibernética, Política de Gênero, Direitos Humanos, Proteção de Civis, Procedimentos com Refugiados entre outros.

Por Viviane Oliveira e Rayane Bueno 

Fotos: Igor Soares

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui