O Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, que serviu no 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, como aspirante a oficial, prestigiou a inauguração do Pátio Histórico de Canhões do Comando da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3), em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. O espaço, aberto, permanentemente, ao público, dispõe de quatro canhões utilizados na 2ª Guerra Mundial, que faziam parte do acervo das unidades militares da AD/3.
A inauguração integrou as comemorações pelo aniversário de 200 anos do município gaúcho e contou, ainda, com desfile militar. Durante a solenidade, o Vice-Presidente e o Comandante da 3ª DE, General de Brigada Moises da Paixão Júnior, receberam, das mãos da Prefeita, Paula Rubin Facco Librelotto, a medalha Pinheiro Machado. Essa é a mais alta honraria concedida pelo município e foi uma forma de agradecimento ao Exército pela participação ativa na construção de Cruz Alta e como importante vetor para o desenvolvimento econômico e cultural da região.
Com informações e foto da 3ª DE
Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).