O coronel da reserva Nestor da Silva, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), completou 103 anos nesta segunda-feira (13). Devido à pandemia do novo coronavírus, não houve a tradicional festa de todos os anos com familiares e amigos em Brasília.

No entanto, para compensar, ele recebeu uma homenagem da Banda de Música do Batalhão da Guarda Presidencial. Os militares foram até o apartamento do coronel e fizeram uma apresentação debaixo do prédio.

O veterano não escondia a felicidade. Vibrou, cantou e até desceu para comemorar com os colegas de farda. Protegido com máscara camuflada, cumprimentou os companheiros e agradeceu a homenagem de um jeito bem-humorado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

103 anos a distancia

Nascido em Lagoa Santa (MG), Nestor da Silva foi praça voluntário no então 10ª Regimento de Infantaria, em Belo Horizonte, em 1938. Após transferência para o 11º Batalhão de Infantaria, em São João D´El Rei (MG), alcançou a graduação de segundo-sargento. No ano de 1944, embarcou para a campanha na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

Pelos serviços, foi promovido ao posto de segundo-tenente pelo pelo comandante da Força Expedicionária Brasileira. No retorno ao Brasil, deu sequência à carreira, passando à reserva remunerada no ano de 1972.

Fonte: G1, DF

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).