Familiares e amigos durante despedida no Porto do Rio de Janeiro

A etapa brasileira do Velas Latinoamerica 2022 chega ao fim hoje (20). O evento, que recebeu cerca de 10 mil visitantes na zona portuária do Rio de Janeiro, contou com contemplação pública aos veleiros, apresentações culturais, cerimoniais à bandeira comentados, visitas de diversas autoridades internacionais, tudo isso com o intuito de propiciar o intercâmbio profissional e cultural entre as marinhas latino-americanas. Esta etapa marcou, também, o início das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Logo no início desta manhã, familiares e amigos foram até o Porto do Rio de Janeiro para despedirem-se da tripulação dos grandes veleiros. Os navios partiram em direção a Montevidéu, no Uruguai, onde devem atracar no início de março. O primeiro a partir foi o Navio-Veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, seguido pelos outros seis navios sul-americanos (Argentina, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai).

Da orla das praias, cariocas e turistas tiveram mais uma oportunidade de assistir ao desfile naval de despedida. O Velas, que acontece a cada quatro anos, termina no dia 28 de junho, no Porto de Vera Cruz, no México. Até lá, serão mais 12 portos a serem visitados, em 10 países.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).