Representações do navio e da Embaixada Brasileira em frente ao monumento alusivo ao encontro entre San Martin e Bolívar

Na etapa do Equador da comissão “Velas Latinoamerica 2022”, o Navio Veleiro “Cisne Branco” esteve atracado na cidade de Guayaquil, entre 3 e 6 de maio; fundeado em Salinas, dias 7 e 8; e atracado em Manta, de 9 a 11. Em todas as cidades os Comandantes dos Navios participantes foram recebidos pelos respectivos Prefeitos, Governadores das Províncias e Delegados Presidenciais das Regiões. O Comandante de Operações Navais do Equador, Contra-Almirante John Merlo Léon, esteve à frente do comitê da organização local da comissão.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a estada nos portos, foram realizadas diversas atividades, como cerimônias militares, recepções, visitas a pontos turísticos e desfiles das tripulações em vias públicas, com a presença das populações locais. Entre as cerimônias realizadas, destacou-se a aposição floral ao monumento que marca o encontro histórico de Simón Bolívar e San Martín, em Guayaquil, que contou com as presenças do Comandante da Armada do Equador, Contra-Almirante Brúmel Vázquez Bermúdez, e do Ministro-Conselheiro Pedro de Castilho da Cunha Meneses, da Embaixada do Brasil.

O “Cisne Branco” e os demais navios permaneceram abertos à visitação pública, recebendo mais de 5 mil visitantes durante todo o período.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).