Comandantes dos navios participantes em visita à Prefeitura de Punta Arenas

O Navio Veleiro (NVe) “Cisne Branco” esteve em Punta Arenas, no Chile, de 24 a 28 de março, participando da primeira fase da comissão “Velas Latinoamerica 2022” no país. Essa etapa inicial foi inaugurada com a entrada dos navios no Estreito de Magalhães, local consagrado por ter possibilitado, em 1523, a conclusão da primeira circum-navegação da história.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ainda no dia 24 de março, o NVe “Cisne Branco” e os demais navios que participam da atual edição da “Velas Latinoamerica 2022” realizaram um desfile naval como forma de saudar a população local. Após o fundeio, os comandantes foram recebidos pelo Governador Regional, Jorge Maurício Flies Añón.

A atracação dos navios ocorreu em 25 de março, no píer Arturo Prat, quando ocorreu a recepção pelo Prefeito da cidade, Claudio Andrés Radonich Jiménez, e pela Delegada Presidencial da Região, Luz Andrea Bermudez Sandoval. Nos dias 26 e 27, os navios ficaram abertos para visitação, atraindo a atenção de mais de 3 mil visitantes por dia. Durante esse período, o NVe “Cisne Branco” realizou sua tradicional apresentação de música brasileira, recebendo, ao todo, 6.957 visitantes.

No último dia de porto, 27 de março, foi realizada aposição floral e desfile militar das delegações dos navios, em homenagem ao Capitão de Fragata Arturo Prat, Herói Nacional da Armada da República do Chile, com a presença de autoridades civis e militares, assim como do público em geral. Presidiu a homenagem o Comandante da Terceira Zona Naval, Contra-Almirante Fernando Raul Borcoski Pinto.

No dia 28 de março, os navios suspenderam para iniciar a segunda fase chilena da “Velas Latinoamerica 2022”. Como despedida de Punta Arenas, realizaram um novo desfile naval e iniciaram a navegação pelos canais austrais do Chile, para futura atracação na cidade de Valparaíso.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).