blank
Comandantes dos navios participantes em visita à Prefeitura de Punta Arenas

Google News

O Navio Veleiro (NVe) “Cisne Branco” esteve em Punta Arenas, no Chile, de 24 a 28 de março, participando da primeira fase da comissão “Velas Latinoamerica 2022” no país. Essa etapa inicial foi inaugurada com a entrada dos navios no Estreito de Magalhães, local consagrado por ter possibilitado, em 1523, a conclusão da primeira circum-navegação da história.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Ainda no dia 24 de março, o NVe “Cisne Branco” e os demais navios que participam da atual edição da “Velas Latinoamerica 2022” realizaram um desfile naval como forma de saudar a população local. Após o fundeio, os comandantes foram recebidos pelo Governador Regional, Jorge Maurício Flies Añón.

A atracação dos navios ocorreu em 25 de março, no píer Arturo Prat, quando ocorreu a recepção pelo Prefeito da cidade, Claudio Andrés Radonich Jiménez, e pela Delegada Presidencial da Região, Luz Andrea Bermudez Sandoval. Nos dias 26 e 27, os navios ficaram abertos para visitação, atraindo a atenção de mais de 3 mil visitantes por dia. Durante esse período, o NVe “Cisne Branco” realizou sua tradicional apresentação de música brasileira, recebendo, ao todo, 6.957 visitantes.

No último dia de porto, 27 de março, foi realizada aposição floral e desfile militar das delegações dos navios, em homenagem ao Capitão de Fragata Arturo Prat, Herói Nacional da Armada da República do Chile, com a presença de autoridades civis e militares, assim como do público em geral. Presidiu a homenagem o Comandante da Terceira Zona Naval, Contra-Almirante Fernando Raul Borcoski Pinto.

No dia 28 de março, os navios suspenderam para iniciar a segunda fase chilena da “Velas Latinoamerica 2022”. Como despedida de Punta Arenas, realizaram um novo desfile naval e iniciaram a navegação pelos canais austrais do Chile, para futura atracação na cidade de Valparaíso.