Vaya Space visita empresas e estuda instalação no interior de SP

blank

Representantes da Vaya Space estiveram em São José dos Campos, no interior de São Paulo, para avaliar a possibilidade de implantar suas instalações na região, conhecida como grande polo de desenvolvimento aeroespacial.

Os planos da Vaya Space é de construir uma planta com 10 mil m2. A expectativa é de geração de ao menos 200 empregos diretos. A empresa, que atua no setor de propulsão de foguete híbrida, é lançadora do SmallSat.

São José dos Campos está no foco por reunir diversas empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) que podem autar como parceiras em diversos projetos.

Os dirigentes da Vaya Space visitaram a sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), sendo recebidos pelo diretor Clezio De Nardin. Também visitaram o Parque Tecnológico, que reúne diversas empresas do segmento aeroespacial e de defesa.

Compareceram à reunião Robert A Fabian, presidente da Vaya Space, Cris Pinto, embaixador no Brasil da Vaya Space, e Jack Blood, vice-presidente de Vendas e Marketing da Vaya Space. Também estiveram presentes Philip Newton, da Greenway World Solutions, e Darcton Policarpo Damião, subsecretário de Unidades Vinculadas do MCTI.

Propulsão

A Vaya Space participou, em março, de live especial no canal Caiafa Master sobre sua atividade de impressão 3D de motores para foguetes de lançamento. A startup desenvolveu e patenteou um propulsor de foguete híbrido (conhecido como STAR-3DTM) que completou mais de 40 testes em sub-escala. Os locais de lançamento foram selecionados em Cabo Canaveral, FL, em coordenação com a Space Florida.

A live contou com três convidados especiais: Rob Fabian, Sean Mirsky e Jack Blood. Rob Fabian recebeu uma Bronze Star em Operações Espaciais da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos, iniciando uma distinta carreira militar de 25 anos, tanto em operações espaciais quanto na manutenção de mísseis balísticos.

Fonte: Portal BIDS

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!