Nessa terça-feira (30), ocorreu a abertura do V Workshop de Geoinformação de Defesa, realizado no Ministério da Defesa (MD). O evento, anual, é uma iniciativa do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), sob coordenação da Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

20211201 - Geopinformação - Igor Soares (Destaque).jpg

A quinta edição do seminário vai até o dia 02 de dezembro e visa contribuir para o desenvolvimento do projeto estratégico do Sistema de Geoinformação de Defesa (SisGEODEF), com a finalidade de subsidiar a pasta com Infraestrutura de Dados Espaciais de Defesa (IDE-Defesa).

20211201 - Geopinformação - Igor Soares 02 Gen Raul.jpg

O Vice-Chefe de Logística e Mobilização (VCHELOG), General de Divisão Raul Rodrigues de Oliveira, destacou a contribuição da Geoinformação e da Geotecnologia na IDE. “No mundo moderno, a obtenção oportuna e rápida da geoinformação torna-se, cada vez mais, uma necessidade premente da consciência situacional. Desta forma, a ciência e a tecnologia foram impelidas a desenvolver novas ferramentas com as demandas de entendimento e de contextualização da dinâmica geoespacial de controle de áreas geográficas de interesse, amparando os mais variados campos do conhecimento”, pontuou o Vice-Chefe.

No decorrer do Workshop, também, foram apresentadas as metas de desenvolvimento alcançadas em 2021 e planejadas para 2022; a Política de Acesso e o Perfil de Usuários do Geoportal do SisGEODEF; e o status de elaboração da Minuta da Doutrina de Geoinformação de Defesa.

20211201 - Geopinformação - Igor Soares 03.jpg

Geoinformação de Defesa
De acordo com o artigo 5º da Portaria GM-MD nº 2445, de 1° de junho de 2021, a Geoinformação de Defesa (GEODEF) é a área de conhecimento associada a uma referência geográfica, resultante de processamento de dados espaciais, que se destina a apoiar o processo decisório em prol dos interesses da Defesa.

Participaram do evento, pela Defesa, o Subchefe de Mobilização, General de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff; o Subchefe de Integração Logística, Contra-Almirante Bruno de Moraes Bittencourt Neto; o Subchefe de Coordenação Logística, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes; e o Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Rafael Pinto Costa. Já pela FAB, o Chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Major-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; o Chefe do Centro de Operações Espaciais (COPE), Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; entre outras autoridades.


Por Rízia Rocha
Fotos: Igor Soares

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).