A Universidade Força Aérea (UNIFA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), receberá, de 18 de julho a 30 de agosto, as inscrições para o processo seletivo dos cursos de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais (PPGCA), ambos na modalidade Profissional. Serão oferecidas até dez vagas para o curso de doutorado e até 23 vagas para o curso de mestrado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O PPGCA tem como objetivo capacitar pessoal em áreas de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER) e fomentar pesquisas demandadas pela Força Aérea Brasileira (FAB), que contribuam para a solução de problemas complexos e questões político-estratégicas relacionadas ao Poder Aeroespacial, com foco na Segurança e na Defesa Nacional.

Poderão participar do Processo Seletivo, conforme edital, profissionais militares e civis que possuam diploma de graduação, quando concorrer ao mestrado; e diploma de mestrado, quando concorrer ao doutorado. A formação pode ser em qualquer área de conhecimento, desde que apresentem projetos de pesquisa na área de Ciência Política e Relações Internacionais, Estudos de Defesa Nacional ou Segurança Internacional, com ênfase no Poder Aeroespacial.

Clique aqui para mais informações.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).