A UFSM está selecionando entrevistadores e suplentes, para participarem da 10ª rodada da pesquisa EpiCovid-RS, que acontecerá nos dias 9 a 11 de abril de 2021. As inscrições estão abertas até às 18 horas do dia 30 de março e podem ser feitas através do formulário.

O treinamento obrigatório será no dia 9 de abril, sexta-feira, às 8 horas da manhã, no Auditório do Colégio Politécnico da UFSM, prédio 70, bloco B, Campus de Camobi, da UFSM (em frente ao Centro de Convenções).

Pré-requisitos para ser entrevistador:

  • Ser profissional ou estudante da área da saúde, com noções de biossegurança em procedimentos de saúde;
  • Estar fora do grupo de risco: ter menos de 60 anos de idade, não ser fumante, não ter doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças autoimunes, insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica;
  • Dispor de carro para as entrevistas e ter carteira de motorista;
  • Dispor de telefone celular ou tablet com sistema Android para aplicar as entrevistas e
  • Ter conta bancária no próprio nome.
  • Estar assintomático para Covid-19 nos 15 dias anteriores às entrevistas: sem sintomas gripais, diarreia, redução de olfato ou paladar repentinos.
  • Apresentar teste rápido negativo para Covid-19 realizado durante o treinamento. Se apresentar este teste positivo, deve cumprir o requisito a seguir:
  • Não ter tido Covid-19 a partir de 8 de março de 2021. Se teve Covid-19 antes desta data, deverá apresentar resultado de teste RT-PCR positivo anterior ao dia 8 de março de 2021 ou negativo posterior a este dia. O resultado deste exame deve ser trazido no treinamento.

Aqueles que já fizeram vacina, ou participam de pesquisas sobre vacina para o coronavírus, também devem trazer a Carteira de Vacinação no treinamento.

O resultado da seleção e a convocatória para o treinamento serão enviados até o dia 31/03/2021 para o e-mail cadastrado no formulário. Dúvidas podem sem encaminhadas para o e-mail [email protected]. Outras informações podem ser obtidas no site da Universidade Federal de Santa Maria.

A pesquisa Epicovid19-RS

A EpiCovid-RS estuda a prevalência de infecção pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul. É coordenada pela Universidade Federal de Pelotas, a partir de demanda do governo do Estado. Desde abril de 2020, vem trazendo subsídios científicos para contribuir na definição de políticas de enfrentamento da pandemia no estado. Na última rodada, que aconteceu entre 5 e 7 de fevereiro, mostrou uma prevalência de 10% de infectados pelo novo coronavírus no RS, o que também aconteceu em Santa Maria.

A Epicovid destaca-se como único estudo sobre novo coronavírus no mundo que realizará dez acompanhamentos, avaliando as pessoas nas residências, das mesmas nove cidades, sendo a pesquisa com maior número de acompanhamentos. Nesta rodada, terá a coordenação das professoras Marinel Mór Dall’Agnol e Edi Franciele Ries do Departamento de Saúde Coletiva da UFSM.

O financiamento é feito pelo Governo do RS através do Programa Todos pela Saúde, Banrisul, Instituto Serrapilheira, Unimed Porto Alegre e Instituto Cultural Floresta.

Confira todas as novidades das empresas da BIDS

Fique informado sobre as ações das nossas Forças Armadas e de segurança

 

O post UFSM seleciona entrevistadores para 10ª rodada da pesquisa Epicovid-RS apareceu primeiro em PortalBIDS.



Fonte: Portal BIDS