O surgimento de novas tecnologias e os respectivos desafios e efeitos socioeconômicos foram alguns dos assuntos debatidos na primeira edição do Seminário Transformação Digital “Removendo Gargalos na Era dos Insights”, realizado pelo Comando do 7º Distrito Naval (Com7ºDN), no dia 24 de agosto, no auditório da Escola Superior de Guerra, em Brasília (DF).

“O propósito desse seminário é promover um espaço para desenvolver discussões, compartilhar experiências e, principalmente, provocar o pensamento crítico sobre o tema transformação digital”, informou o Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, ao abrir o evento.

Segundo o Professor Luiz Antonio Joia, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getúlio Vargas, a transformação digital “não é meramente uma questão de tecnologia”, mas que exige mudanças culturais e estratégicas. Ele chamou atenção para o “lado sombrio” dessa transição, como a perda de privacidade, falta de foco e as fake news. O Professor André Bello, do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE) da COPPE/UFRJ, explicou que, com as máquinas cada vez mais assumindo as atividades exercidas por pessoas, estas deverão desenvolver competências que aquelas não são capazes de apresentar, como liderança e capacidade de resolução de problemas complexos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O seminário foi encerrado com o case apresentado pelo Capitão de Mar e Guerra Mauricio Pires Malburg da Silveira, gerente do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), sobre o projeto de criação de um sistema para Gestão do Ciclo de Vida dos Ativos da Marinha e seus resultados. O evento também foi transmitido pela internet.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).