Tradicional desde a 2ª Guerra, Páscoa dos Militares é celebrada em Porto Alegre

Porto Alegre (RS) – O Comando Militar do Sul celebrou nesta terça-feira, dia 25 de outubro, a Páscoa dos Militares. A tradicional data reuniu membros das três Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica – em diferentes atos religiosos em Porto Alegre.

As cerimônias também contaram com a participação do Arcebispo Ordinário Militar, Dom Marcony Vinícius Ferreira, de policiais da Brigada Militar, convidados civis e cidadãos que se irmanaram espontaneamente em correntes de orações em um dia especial, tudo com o mais sagrado respeito às diferentes correntes do cristianismo.

Na Capital Gaúcha, os eventos ocorreram em três lugares distintos. Os católicos reuniram-se em uma missa na Catedral Metropolitana, no Centro Histórico; os evangélicos participaram de um culto na Igreja Encontros da Fé, no bairro Navegantes; e os espíritas tiveram um encontro no auditório do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), no Menino Deus.

A Páscoa dos Militares é comemorada após a celebração tradicional porque, na época da 2ª Guerra Mundial, os militares brasileiros participavam de missões e não puderam participar da festividade religiosa. As celebrações têm por objetivo reafirmar os valores cristãos dos militares e aflorar neles a espiritualidade, a solidariedade e a valorização da vida.

Fonte: Comando Militar do Sul

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile