Mais uma aeronave E-99M foi recebida pela Força Aérea Brasileira (FAB). O evento de entrega aconteceu nessa sexta-feira (17/12), na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). Essa é a terceira unidade do avião que passa pela modernização e integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), em conjunto com a Embraer e fornecedores internacionais, como a Saab, a Aeroelectronica International e a Rohde & Schwarz.

Participaram da solenidade o Presidente da COPAC, Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima; o Vice-Presidente de Contratos da Embraer Defesa & Segurança, Marcio Monteiro; o Chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle – Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC) e Presidente da Comissão de Recebimento (CRA), Coronel Aviador Fernando Paes de Macedo; o Gerente do Projeto E-99M na COPAC, Tenente-Coronel Aviador Marcones dos Santos Silveira; além de Diretores, Executivos e funcionários da Embraer e representantes das empresas parceiras.i21121716365704034

O Presidente da COPAC recordou que em meados de 2012 a FAB, fazendo valer sua tradição de manter-se atualizada, coesa e em prontidão, decidiu modernizar os sistemas da aeronave E-99. “Hoje, a FAB recebe o terceiro E-99 modernizado, agora na versão mais atualizada denominada Certificado Suplementar de Tipo Provisório (CST-P), com mais de 90% das funcionalidades e requisitos implementados. Essa aeronave evidencia o progresso no projeto de modernização do E-99, inaugurando novos tempos na vanguarda da nobre missão de controle e alarme em voo, enchendo os nossos corações de esperança e realimentando o vigor que outrora fez diferença para o Brasil”, destaca o Oficial-General.i21121716365607336

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O Vice-Presidente de Contratos da Embraer Defesa & Segurança, Marcio Monteiro, ressaltou a importância da entrega de mais uma aeronave modernizada. “É um momento de esforço conjunto entre a Força Aérea Brasileira e a Embraer desde a concepção do projeto no início dos anos 2000 e depois na assinatura do contrato de modernização em 2012. Esta terceira aeronave representa a coroação do trabalho de muitas pessoas e propicia à FAB um melhor desempenho para o cumprimento de uma de suas funções constitucionais, que é a proteção e o controle do espaço aéreo nacional”, comenta.

O E-99 na FAB
i21121716365601502Quando passou a integrar a frota de aeronaves da FAB, em 2002, o vetor era então denominado R-99A, que contemplava modernos equipamentos aeroembarcados e uma capacidade expressiva para a história da Instituição. Cumpriu diversas missões, voando por quase 30 mil horas em 18 anos. Neste período, vigiou do alto todo o território nacional. Porém, com o avanço da tecnologia, surgiu a necessidade da modernização.

Atualmente, a aeronave modernizada conta com cinco consoles atualizados no estado da arte em sistemas de comando e controle, com recursos modernos e com operação mais intuitiva. As aeronaves são dotadas com novos rádios com capacidade de comunicações seguras de voz e de dados, detecção de alvos a baixa altura e de guerra eletrônica ampliadas, além de modificações estruturais para melhor desempenho dos operadores.i21121716365506626

O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real. Quando os pilotos de caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação. As aeronaves têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.

i21121716365003237Além do processo de modernização e atualização dos sistemas de missão e subsistemas relacionados, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira. O emprego das aeronaves E-99M é indispensável em um cenário de operações aéreas, em face da flexibilidade de posicionamento do avião, juntamente com a capacidade de detecção de tráfegos à baixa altura, permitindo realizar a cobertura radar das áreas de interesse do Comando da Aeronáutica.

Fotos: Soldado A. Soares / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).