Tecnologia Brasileira em Ação: EMGEPRON Participa com Sucesso na Operação MINEX-2023

EMGEPRON e TideWise mostram capacidades do Projeto USV SUPPRESSOR na Guerra de Minas da Marinha do Brasil

A EMGEPRON, em parceria com a TideWise, realizou com êxito sua participação na Operação MINEX-2023, um exercício crucial de Guerra de Minas da Marinha do Brasil, que ocorre regularmente na Baía de Todos os Santos, Salvador-BA.

Alta Tecnologia Nacional

Nessa operação, a EMGEPRON utilizou a embarcação autônoma SUPPRESSOR X, demonstrando o potencial do Projeto USV SUPPRESSOR (USV, sigla em inglês para embarcação de superfície não-tripulada) em um cenário inédito no Brasil: a Guerra de Minas.

A Importância da Assinatura Magnética

A participação da empresa aconteceu entre os dias 24 e 26 de outubro e incluiu a medição da assinatura magnética da embarcação, um elemento crítico para a coleta de dados e avaliação em operações desse tipo.

Localização de Minas Navais

A embarcação SUPPRESSOR X, equipada com sonares, desempenhou um papel fundamental na busca e localização das minas navais de exercício, identificando a posição de artefatos inertes e simulacros utilizados para despistar os operadores.

Controle Remoto Avançado

Além disso, a embarcação foi configurada com um Veículo de Operação Remota (ROV) para a identificação de alvos submarinos a uma distância superior a 10 milhas náuticas do centro de controle em terra.

Avanços Tecnológicos Nacionais

A participação bem-sucedida da EMGEPRON e da TideWise na Operação MINEX-2023 destaca o progresso da tecnologia brasileira em defesa e segurança. O Projeto USV SUPPRESSOR é uma prova do potencial do Brasil em inovação e desenvolvimento de sistemas de alta complexidade para proteger nossas águas territoriais.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile