Google News

O grupo fundamentalista islâmico Talibã ameaçou reagir se os Estados Unidos e o Reino Unido prorrogarem o prazo para concluir a retirada de suas tropas do Afeganistão.

A declaração chega poucos dias após o presidente dos EUA, Joe Biden, ter dito que os militares podem seguir em território afegão além de 31 de agosto para terminar a retirada de americanos e refugiados.

“Haverá consequências se os EUA ou o Reino Unido tentarem ganhar tempo para continuar as evacuações do Afeganistão”, declarou Suhail Shaheen, um dos porta-vozes do Talibã, em entrevista à emissora britânica Sky News.

“O dia 31 (de agosto) foi uma linha vermelha”, acrescentou.

Ele relembrou que Biden havia dito que as tropas estariam fora até essa data, e estender isso significava estender a ocupação do Afeganistão.

“O presidente Biden anunciou que em 31 de agosto terá retirado todas as tropas americanas. Então se estenderem o limite significa que estarão prorrogando a ocupação”, disse Shaheen, acrescentando que isso representaria uma “quebra de confiança” e provocaria uma “reação”.

Ontem, quando questionado sobre o prazo para retirada dos americanos do Afeganistão, Biden disse que não há expectativa de estender o prazo de 31 de agosto, mas que o plano será reavaliado com o andamento da operação.

Fonte: UOL

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui