Estudar, compreender e trabalhar com física quântica (ou, mais apropriadamente, mecânica quântica) é um dos maiores desafios da ciência de todos os tempos. Ela é um ramo teórico da ciência que estuda todos os fenômenos físicos que acontecem com as partículas atômicas e subatômicas e que não podem ser estudadas sob a ótica da física clássica tendo sido iniciada a partir das propostas de Max Planck no começo do século XX.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em diversas áreas, dentre elas a Defesa Nacional, desconhecer ou menosprezar as aplicações tecnológicas da mecânica quântica é de uma gravidade estratégica ímpar e se traduz num verdadeiro estado de emergência para qualquer país que pretenda se desenvolver tecnologicamente e com segurança em qualquer área.

Leia o artigo publicado por Fernando M. Araujo-Moreira, pelo Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança, sobre esse tema.

http://needs.df.ufscar.br/artigos_de_opiniao3/74/fernando_m_araujo-moreira:_supremacia_quantica_e_defesa_nacional:_a_nova_realidade#linha

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).