Na manhã do dia 23 de julho, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) realizou a formatura de apresentação das suas novas viaturas operacionais, o Centro de Operações Antiaéreas (COAAe) Eletrônico de Seção, recebidas do Programa Estratégico do Exército – Defesa Antiaérea (PEEDAAe), as quais complementam o sistema de controle e alerta da subunidade.

O COAAe Eletrônico é um sistema de comando e controle da Seção de Míssil de Baixa Altura, que tem por finalidade propiciar ao seu comandante, por meios eletrônicos, condições de acompanhar, continuamente, a evolução da situação aérea e de controlar e coordenar as unidades de tiro de míssil nos ambientes operacionais.

O PEEDAAe tem proporcionado à organização militar, oportunidades ímpares de aperfeiçoamento e capacitação dos militares, principalmente, no que tange ao recebimento dos novos e tecnológicos materiais e sistemas. Ao fazer uso da palavra, o comandante da Bateria destacou a importância da chegada desse material, que complementa o adestramento da tropa, junto ao simulador do míssil RBS 70 e o Mockup do Radar Saber M60, ampliando a capacidade operacional da subunidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: 2ª Bia AAAe
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).