Bogotá (Colômbia) – Em 19 de julho, foi realizada a cerimônia de encerramento do curso de Sargento-Mayor de Comando, denominado “Programa Integral para Suboficiales de Alta Jerarquia (PISAJ)”, na Escola de Armas Combinadas (ESACE) em Bogotá. O curso foi integrado por 38 alunos, entre os quais, militares do Exército Nacional, Força Aérea e Armada Colombiana, um Primeiro-Sargento do Exército Mexicano e três Subtenentes do Exército Brasileiro: SubtenenteRobson Pereira Alvares, Subtenente Regilson Marques Sousa e o Subtenente Jairo Elias Machado.

O curso tem por finalidade a capacitação e o aperfeiçoamento dos Sargentos Maiores das Forças Militares da Colômbia para promoção a Sargento-Mayor de Comando (SMC). Sua duração é de 22 semanas, nas quais são desenvolvidos conhecimentos nas áreas de Liderança, Direitos Humanos, Doutrina e Operações Militares, Área Humanística, Assuntos Jurídicos, Operações Logísticas, Assessoramento e um Seminário de Liderança no Western Hemisphere Institute For Security Cooperation (WHINSEC), no Fort Benning, na Georgia, Estados Unidos da América. O objetivo é capacitar o futuro SMC ao exercício dos cargos de assessor direto dos Oficiais-Generais Comandantes de Brigadas, Divisões e Comando Geral do Exército, Força Aérea e Armada Nacional Colombiana.

O Subtenente Sousa e o Subtenente J. Machado representaram o Exército Brasileiro com elevado grau de comprometimento e dedicação, distinguidos como 1º e 2º colocados entre os 38 integrantes do curso de Sargento-Mayor de Comando, conquista que fortalece a imagem do Exército Brasileiro no cenário internacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: Aditância do Brasil na Colômbia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).