Pretória (África do Sul) – No dia 25 de novembro, o Subtenente Renato Fernandes de Souza concluiu como destaque geral o Curso de Subtenentes de Estado-Maior, Joint Warrant Officers Programme – JWOP, na Warrant Officer’s Academy, das Forças Armadas Sul-africanas.

O JWOP é um curso conjunto, ministrado em inglês, que capacita os subtenentes a assessorarem seus comandantes em diversos níveis e escalões, em temas como planejamento estratégico; segurança nacional; lei dos conflitos armados em operações multinacionais; gerenciamento de carreira; supervisão e gerenciamento de projetos.

Em 2022, o curso teve a duração de 11 meses e contou com a participação de 25 subtenentes, dos segmentos masculino e feminino, sendo 23 da África do Sul, 1 da Suazilândia, e 1 do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na Ocasião, o Subtenente Renato foi o destaque geral, por apresentar o melhor desempenho ao longo do curso, definido com base em sua classificação intelectual, em suas avaliações entre instrutores e alunos, e em seu resultado no teste físico. Assim, o brasileiro tornou-se o primeiro militar das Américas a realizar o curso.

O destaque do militar brasileiro demonstra o seu distinto profissionalismo, dedicação e comprometimento na missão internacional. Essa atitude reforça a imagem positiva do Exército Brasileiro, estreita os laços de camaradagem e contribui com a consecução dos objetivos das Forças Armadas Brasileiras na esfera internacional.

Fonte: Aditância do Exército Brasileiro na República da África do Sul

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).