No dia 31 de março, a Academia Militar de West Point recebeu a visita oficial do General de Brigada Alcides Valeriano de Faria Júnior, Subcomandante de Interoperabilidade do Exército Sul dos Estados Unidos da América (ARSOUTH, em inglês), sediado em San Antônio, Texas. A visita foi acompanhada pela Assessoria Militar Brasileira junto à Academia Militar de West Point.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

article 12 1

Na oportunidade, o General Alcides participou de audiências com o Comandante da Academia Militar de West Point, Major General Darryl Williams, e com a reitora da academia, Brigadier General Cindy Jebb. Além disso, o General Alcides foi apresentado à história da Academia Militar de West Point no contexto da Guerra Revolucionária norte-americana, ao sistema de ensino em vigor na academia e às particularidades do processo de formação de oficiais combatentes do Exército dos Estados Unidos.

article 13

No prosseguimento das atividades do dia, o General Alcides ministrou uma instrução sobre as relações históricas e atuais entre o Exércitos Brasileiro e dos EUA a cadetes do Curso de Relações Internacionais do Departamento de Ciências Sociais da Academia Militar.

Ao fim da visita, o General Alcides participou de uma apresentação feita por cadetes do último ano, os quais realizam um projeto de fim de curso voltado para as lições aprendidas sobre a interoperabilidade entre os Exércitos do Brasil e dos EUA, fruto das experiências colhidas durante a Operação Culminating, ocorrida no início deste ano, no Centro de Prontidão e Treinamento Conjunto (JRTC) em Fort Polk – Louisiana, com a participação de uma companhia de paraquedistas brasileiros. Durante a apresentação dos cadetes, o General Alcides respondeu perguntas dirigidas pelos cadetes norte-americanos sobre as estratégias necessárias para aumentar o nível de interoperabilidade entre os Exércitos do Brasil e dos EUA.

A Academia Militar de West Point é a academia militar que forma oficiais combatentes de carreira do Exército dos Estados Unidos, em um curso de quatro anos. West Point, como a academia é conhecida, possui cerca de 4 mil cadetes e está localizada no estado de Nova Iorque.

Fonte: Exército Sul dos EUA
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).