No dia 25 de outubro, no Forte Guararapes, Quartel-General do Comando Militar do Nordeste (CMNE), foi realizada a solenidade de reativação da 7ª Divisão de Exército (7ª DE), Grande Comando Operacional subordinado ao CMNE.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Esse Grande Comando Operacional é o mais apto para emissão de ordens; desencadeamento de orientação e de acompanhamento das diversas atividades do preparo; além das estruturas e as ferramentas necessárias para realizar o planejamento e a condução das operações terrestres.

reativa 7de

O evento contou com a presença de autoridades militares, civis e de quatro antigos Comandantes da então 7ª Região Militar e 7ª Divisão de Exército, que assistiram à assunção do General de Divisão Vinicius Ferreira Martinelli, como 1º Comandante da 7ª DE, após o Ato de Reativação. “A intenção da criação da 7ª Divisão de Exército é aliviar o Comando Militar do Nordeste dos encargos operacionais, se ocupando do preparo e o emprego, permitindo que o CMNE possa atuar mais no campo estratégico, dando maior qualidade as nossas atividades”, destacou o General Martinelli.

Para o General de Exército Richard Fernandes Nunes, Comandante Militar do Nordeste, a reativação da 7ª DE é um marco para a operacionalidade do Exército Brasileiro.

DECRETO – A reativação da 7ª DE foi sancionada pelo Decreto Presidencial nº 10.825, de 29 de setembro de 2021, com sede no município de Recife, estado de Pernambuco.

Em sua composição estão duas Grandes Unidades (a 7ª e 10ª Brigadas de Infantaria Motorizadas), 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (16º R C Mec), 4º Batalhão de Comunicações (4º B Com) e Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC).

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).