Em 15 de março, o Sistema de Engenharia do Exército (SEEx), por intermédio da Diretoria de Projetos de Engenharia (DPE), entregou ao Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, os projetos de infraestrutura e de edificações (casa 01, casa da família e refeitório) da Fazenda Esperança-DF.

O Diretor de Projetos de Engenharia, Coronel Francisco Eduardo Lima de Medeiros, acompanhado do Chefe da Seção de Projetos da DPE, Tenente-Coronel André Cruz Teixeira, do Primeiro-Tenente Diego Barros Albuquerque e da Primeiro-Tenente Débora Ximenes Ponte Cavalcante Fonteles, apresentou os projetos, abordando os aspectos mais relevantes.

A entrega dos projetos ocorreu no Ordinariado Militar do Brasil e foi acompanhada pelos representantes da Fazenda Esperança: Fundador da Fazenda Esperança, Frei Hans Heinrich Stapel; Presidente da Fazenda Esperança de Brasília, Frei Rogério Soares; Vice-Presidente da Fazenda Esperança de Brasília, Francisco Jakubowski; e o Diretor de Relações Institucionais da Fazenda Esperança, Adalberto Calmon Barbosa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os projetos de terraplenagem e pavimentação asfáltica foram desenvolvidos pela DPE em software Building Information Modelling (BIM), como o CIVIL 3D. Da mesma forma, os projetos de arquitetura e engenharia (elétricos, hidrossanitários, fundações e estruturais) foram elaborados em softwares BIM, tais como REVIT, QI BUILDER e EBERICK.

A participação da DPE no Projeto da Fazenda Esperança propiciará a ampliação da interação do Exército Brasileiro com a Cúria Militar, fortalecendo a vertente “Mão Amiga” da Força Terrestre.

Fazenda Esperança

A Fazenda Esperança é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de seus vícios, principalmente do álcool e das drogas. Seu método de acolhimento contempla três aspectos determinantes: o trabalho como processo pedagógico, a convivência em família e a espiritualidade para encontrar o sentido da vida.

Fonte: SEEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).